Uma especialização da equipa MODAL Brands & Digital. A criação de embalagens, design de rótulos e criação de marcas de produto alia-se, através de uma importante parceria, à conformidade legal deste trabalho.
Quando as valências de parceiros se unem para dar ainda mais força a projetos de labelling
A criatividade da Modal Brands & Digital aliada ao conhecimento legal trazem ao mercado uma proposta de valor fácil de resumir: o rótulo perfeito!
A importância do packaging nas marcas
O packaging é um universo fascinante no mundo das marcas, da criatividade e da estratégia de comunicação. As embalagens representam, desde sempre, um fator distintivo de um produto e são capazes de criar uma relação com o consumidor que transcende a sua afinidade com o produto. As garrafas Coca-Cola, as barras de chocolate Toblerone ou as latas da Campbell’s eternizadas por Andy Warhol em 1968 são exemplos icónicos e evidentes disto mesmo. O design de embalagem é, por isso, uma oportunidade única que uma marca tem de se diferenciar, um momento primordial para um produto ser escolhido em detrimento do seu produto concorrente. Outros exemplos, como o design de rótulos de vinhos, labels para produtos alimentares, etiquetas para packaging de vestuário e calçado ou rotulagem de cosméticos têm sido projetos muito recorrentes no universo de gestão de projetos da Modal Brands & Digital.
É nesta filosofia que surge o Mudalabel. Através de uma parceria com um importante player na avaliação da conformidade legal dos rótulos, emerge um projeto que vem complementar o processo criativo com uma expertise única nesta vertente. Uma vez que o objetivo das empresas é que os seus produtos sejam seguros e estejam em conformidade com a legislação em vigor, de forma a serem comercializados tanto em Portugal como no resto do mundo, um rótulo criativo e atrativo não chega.
A conformidade de um rótulo inclui, por exemplo, a tradução legal e a adequação à legislação nacional, sendo que esta validação pode ser realizada a partir de documentação em Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. Estes e outros fatores associados ao rótulo podem ser decisivos no sucesso do produto.
O processo criativo do rótulo
Se na Modal Brands & Digital somos especialistas na criação de marcas, no seu planeamento comunicacional, envolvendo toda a sua comunicação on e offline, o processo criativo na componente dos rótulos é particularmente cativante.
1. Começamos por estudar o produto, os seus objetivos estratégicos, o seu statement de posicionamento e o seu público-alvo. São as bases de qualquer trabalho de design e/ou de comunicação.
2. Depois, olhando para o seu passado, percebemos a história que o produto já contou, que públicos já cativou e que legado tem a sua identidade - no branding, na embalagem, no rótulo e na comunicação.
3. Aqui chegamos ao “Ground 0” do rótulo! Sabemos o passado, presente e futuro, qual a estratégia, a quem quer chegar e o que já conquistou. É hora de avaliar a funcionalidade. O que esperamos deste packaging no que concerne a formas, materiais, volumetrias, etiquetagem/rotulagem, tipo de produção e personalização? Em que contexto o produto vai ser vendido? Vai constar nas prateleiras das superfícies comerciais? A venda será feita maioritariamente online?
4. Fase de pesquisa. As perguntas já têm resposta, o contexto está bem traçado. Na criação de rótulos é vital compreender e encontrar soluções para todos estes aspetos, inspirações para o âmbito criativo, etc. Tudo isto avança com uma pesquisa inicial qualificada e exaustiva a que chamamos o início do processo Divergente.
5. Enquadramento legal. Nesta fase, procura-se saber o que podemos e não podemos fazer, quais são as nossas obrigações legais e como este projeto estará em conformidade com as normas em vigor. As exigências legais em alguns setores são grandes, como é o caso do alimentar, e estarmos em conformidade com as mesmas pode evitar grandes perdas mais à frente, por exigências de retificações ou mesmo incumprimentos.
6. Brainstorming: a fase mais divertida para a equipa criativa. Nesta última fase divergente do processo criativo, reúne-se uma equipa multidisciplinar, que é composta por pessoas que estão dentro e fora do projeto e que têm diferentes valências. Trazem-se e geram-se ideias novas, completamente fora da caixa.
7. Do cruzamento das cinco primeiras fases da elaboração do rótulo ou da embalagem com as ideias resultantes do brainstorming, é feita uma seleção do caminho a seguir, recorrendo a ferramentas de Design Thinking, e inicia-se o processo de elaboração, experimentação e design.
8. Concebidas as primeiras soluções, é altura de evoluir a experimentação para prototipagem, fase em que vamos imprimir os primeiros resultados, perceber a sua aplicação real e se cumprem os três princípios fundamentais na criação de rótulos e embalagens: estética, funcionalidade e conformidade legal.
9. Caso tudo esteja nos conformes, passamos à fase que antecede a entrega final. Validação final de cores, articulação com a produção para especificação de detalhes e características de impressão e, por fim, elaboração da arte final do rótulo.
O processo legal do rótulo
O serviço de Conformidade do Rótulo providencia a análise da informação existente (ou de especificações técnicas) com o objetivo de criar um rótulo, quer a nível legal como linguístico, de acordo com a legislação alimentar. Deve ser feito por especialistas pois, em algumas situações, o que é simples pode tornar-se extremamente delicado e exigente. Neste sentido, a confiança deve ser dada aos melhores. Com o nosso parceiro, pudemos perceber exatamente todas as questões relacionadas com a conformidade e não só. Na sua metodologia, podemos dividir este processo em:
• Conceção do rótulo de raiz - através das especificações técnicas do produto
- Elaboração de relatório com toda a informação obrigatória, com possibilidade de incorporação de informação voluntária
• Conformidade de um rótulo já existente - elaboração de relatório com os comentários e correções a serem efetuadas
O Regulamento (CE) n.º 1924/2006 estabelece as condições de utilização das alegações nutricionais e de saúde. Deve assegurar-se que 100% das unidades colocadas no mercado cumprem com os requisitos referidos. O não cumprimento destes requisitos poderá levar a perda do valor da marca (o consumidor sentir-se-ia enganado).
Sanções graves ou muito graves, conforme as disposições legais adequadas. Como solução, os nossos parceiros desenvolveram um sistema de validação de alegação baseado numa análise estatística, tendo em consideração o Documento de Orientação destinado às Autoridades Competentes para o controlo do cumprimento da referida legislação da UE, que estabelece as tolerâncias aceitáveis relativas às alegações nutricionais e de saúde.
Como especialistas, este serviços estendem-se também a:
• Serviços urgentes
• Revisões
• Certificado de conformidade
• Formato personalizado
• Conformidade gráfica de acordo com a legislação
• Tradução de informações voluntárias
• Cálculo dos valores nutricionais
• Fichas técnicas
• Pareceres técnicos ou legais
• Consultas com as Autoridades
• Verificação de websites, dando cumprimento às Técnicas de Comunicação à Distância
• Notificação de Suplementos Alimentares às Autoridades competentes
• Notificação de Suplementos Alimentares à Associação Nacional das Farmácias para comercialização no circuito farmacêutico
• Auditorias a rótulos
• Validação de alegações nutricionais e de saúde
• Avaliação de Boletins Analíticos
• Formação