MODAL - Brand & Digital Agency - Potenciar exportação e internacionalização - O papel do marketing digital na internacionalização

Potenciar exportação e internacionalização - O papel do marketing digital na internacionalização

image-114

A Modal Brands & Digital posiciona-se, cada vez mais, como uma agência de criação e gestão de marcas e marketing digital, com especialização em internacionalização.

A Modal Brands & Digital posiciona-se, cada vez mais, como uma agência de criação e gestão de marcas e marketing digital, com especialização em internacionalização. Para isso, ao longo dos anos, tem capacitado os seus recursos nesta componente, bem como estabelecido parcerias fortes com players de grande preponderância nos âmbitos de Estudos de Mercado, Prospecção e Captação de clientes, missões comerciais, Formação e Consultoria em Internacionalização, e ainda projetos de financiamento europeu e acesso a fundos comunitários.

A criação deste ecossistema, tanto com recursos internos, como com a criação de um ecossistema de parceiros orientados para a internacionalização, veio dar à Modal Brands & Digital uma posição privilegiada para montar um plano de internacionalização, exportação e busca de novos mercados para marcas de diversos setores. Isto constitui uma mais valia face a uma agência sem esta verticalização de conhecimento, na medida em que mais facilmente cria a capacidade de criar um plano estratégico eficaz.

image-118

A internacionalização e a pandemia

Se, por um lado, o contexto de pandemia proporcionou um distanciamento natural entre pessoas, sociedades e culturas, a verdade é que, por outro lado, derrubou algumas barreiras e desmistificou alguns processos nas organizações. A internacionalização foi uma das vertentes que se viu muito alterada neste sentido.

Estas vantagens e desvantagens levam as empresas a olhar de forma muito atenta para o seu projeto de internacionalização que, agora, mais do que nunca, exige capacidade de:
• reflexão - entender as mudanças aplicadas aos contextos geográficos para os quais se pretende internacionalizar;
• antecipação - criar a capacidade de antecipar cenários, visto que a forma imprevisível como as coisas se alteram repentinamente pode comprometer qualquer plano de ação
• reação - como consequência de tantas mudanças, a grande tónica do sucesso dos processos de internacionalização foi o modo de reação, o quão rápido e o quão sustentavelmente, de preferência

Assistimos ao cancelamento de feiras, à conversão dos eventos para versões híbridas ou virtuais, à digitalização de processos como missões empresariais ou missões invertidas, à reconversão e adaptação dos projetos financiados por fundos europeus, entre outros mecanismos de internacionalização.

No entanto, o marketing digital, que já servia de alavanca para os processos comerciais e estratégicos além fronteiras, ganhou uma preponderância crítica e antecipa-se que esse poder só vai aumentar nas próximas décadas. Para isso, a equipa da Modal Brands & Digital tem trabalhado em várias frameworks, pensadas para estudar a atacar mercados externos.

image-119

As ferramentas de marketing digital permitem saber como o mercado se comporta no setor de atividade da marca, bem como os comportamentos digitais dos utilizadores, quer de âmbito B2C quer B2B. Assim, é possível saber onde estão estes users, e como podemos chegar às oportunidades.

Depois de caracterizar eficazmente os mercados, cria-se uma aptidão para traçar um plano de marketing digital estratégico para a internacionalização, focado na captação e conversão de clientes, através de ferramentas de conteúdo e performance. O planeamento foca-se, sempre, numa presença forte da marca, com campanhas de aquisição de tráfego e clientes, devidamente localizada e ajustada ao mercado em causa.

Ao contrário daquilo que é mais frequente assistir-se no mercado, este conhecimento multidisciplinar dos diferentes mercados, quer pelos recursos internos da Modal Brands & Digital, quer pela rede de parceiros, traz claros benefícios na criação de uma estratégia na qual o investimento não seja devidamente pensado, estruturado e de acordo com as expectativas de resultados orientados para o cliente.

Recentemente, a Modal Brands & Digital integrou o grupo INT AGENCIES, criado em Copenhaga - Dinamarca, que agrega agências de vários países do mundo, nesta visão global e destemida.